Conheça e preserve a Casa de Pedra de Martins/RN

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018




Você conhece a Casa de Pedra em Martins/RN? Ela é a segunda maior caverna em mármore do país, datada do período pré-cambriano é composta por rochas cristalizadas por um afloramento marítimo de calcário. Nela podemos encontrar exemplares de corais calcificados, além de espetaculares estalactites e estalagmites, formados por pingos de água há milhões de anos e também ainda em formação. É uma caverna monumental e fascinante.
A Casa de Pedra, como toda caverna, trata-se de um ecossistema frágil em que os fluxos de energia se processam em todo momento, daí porquê é de fundamental importância ter cuidado com as intervenções humanas. Infelizmente, essa orientação não tem sido aplicada por todos, ao entrar na Casa temos o reflexo do quanto a falta de respeito e sensibilidade de alguns visitantes, cumulada com a falta de fiscalização e acompanhamento ambiental, durante anos, impactam negativamente na caverna. Pichações e lixo acumulados vêm destruindo este patrimônio histórico, santuário ecológico de relevante importância em nosso país.
A Casa de Pedra é patrimônio histórico de nossa Cidade, de extrema relevância para a paleontologia brasileira, é dever de todos nós preservá-la. Suas formações rochosas levaram milhões de anos para se formarem, são estruturas raras e frágeis, por isso, querido(a) visitante, cuide dela com carinho, esta caverna viveu e sabe da história de nosso povo mais que você.
Ao visitar nossa Casa de Pedra nela não deixe marcas, não rabisque, não quebre, não deixe lixo, não leve nada e deixe apenas o exemplo de seu respeito e civilidade.
Aos martinenses um apelo, vamos cuidar e preservar melhor o que é nosso. Não é justo privarmos as futuras gerações de nossa história, de nossas belezas, porque não soubemos educar e impedir a ação de pichadores e depredadores.
Queridos(as), se o tempo e os índios não fizeram nenhuma destruição, nós não temos direito algum em fazer. Pensem nisso!
Visitem a Casa de Pedra, deslumbrem-se com sua beleza, e respeitem-na como se fosse a sua casa, ela também é património de sua história.
Obrigada!
Video: Juliana Muniz e Darildo guia
Texto: Juliana Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário